terça-feira, 25 de junho de 2013

REVOLUÇÃO DOS 0,20 CENTAVOS




Meus amigos que acompanharam minhas postagens, tanto na página Mentes Livres, na página Anti- NWO e na minha página, todas do Facebook, perceberam que na inicial eu tinha uma linha de pensamento achando essas manifestações lindas, legítimas e com foco, concordando em ser apartidárias e acreditava em uma revolução, tudo estava fluindo e a maré levava-me a manifestar-me, ou melhor, a apoiar as manifestações, parecia uma ovelha que seguia seu pastor (as massas), achando que todas essas manifestações iriam mudar o rumo do país. E claro, a minha torcida é que isso aconteça.
Vimos que o estopim dessas mudanças teria sido o aumento das passagens em 0,20 centavos na cidade de São Paulo.
O MPL iniciou-se essas manifestações pelo passe livre, já lutavam a algum tempo e não imaginavam que iriam atingir essas proporções de manifestações que foram espalhadas por todo o país.
Na prática essas mudanças não ocorrerão da noite para o dia, até parecia que esse despertar da sociedade mudaria o país de forma rápida e eficiente, mas acho que as coisas não funcionarão desta forma, posso estar equivocado, só o futuro irá me responder.
No decorrer da história verificamos que nem sempre foi assim, leiam sobre o Golpe Militar de 1964 e entenderão o que estou dizendo, ou melhor, daqui a pouco citarei alguns detalhes desse Golpe.
Tenho medo que ocorra uma intervenção militar ocasionando a ditadura militar.
Não sei se essa ditadura militar seria possível acontecer nos dias atuais de acordo com a atual conjuntura política mundial, mas uma pulga filhote começou a surgir atrás da minha orelha e percebi que muitas coisas estranhas estavam acontecendo.
O foco dos protestos se perderam no meio da enorme quantidade de grupos diversos que surgiram na evolução das manifestações, vejo que está uma salada de frutas entre pessoas de esquerda, centro e de direita, são reivindicações abstratas realizadas por grupos que pensam diferentes, mas a democracia é isso, a democracia faz barulho, a ditadura é silenciosa, diante disso até concordo em existir essa miscelânea de pessoas nos manifestos, mas ainda acredito que mesmo tendo essa miscelânea, eles tem que ser mais objetivos no que querem, se é que me entendem.
No decorrer dos dias percebi que as coisas não funcionam desta forma, tudo foi legítimo e válido, estremeceu os poderosos que estão nos governos, levando a nossa chefe de estado a agendar reunião urgente com governadores, prefeitos ministros e senadores para lançar pactos na área da educação, saúde, mobilidade urbana, incentivos fiscais, legislação tornando a corrupção em crime hediondo, enfim, pacotes poéticos, lindos e uma jogada de mestre de filme de Holywood, ou de repente não um tiro pela culatra,  vamos ver o que ocorrerá nos próximos dias.
O maior absurdo foi a sugestão de um plebiscito para decidir sobre a constituição federal no âmbito de uma reforma política, mas para fazer isso, é necessária uma emenda constitucional e em conformidade com especialistas na área, não se faz assim, não é algo tão simples, é algo muito complexo, alguns dizem que até deve-se revogar a Carta Magna em sua totalidade, fazendo uma nova, ou seja, considero uma utopia essa mudança na Constituição.
Se isso acontecer acho que não seja uma boa ideia, diante dos direitos já adquiridos pelo sociedade desde 1988, bem como, esse relato que irei expor sobre o GOLPE MILITAR DE 1964: 

Em 1964, o comício organizado por Leonel Brizola  e João Goulart, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, serviu como estopim para o golpe. Neste comício eram anunciadas as reformas que mudariam o Brasil, tais como um plebiscito pela convocação de uma nova constituinte, reforma agrária e a nacionalização de refinarias estrangeiras.
Foi neste cenário que, depois de um encontro com trabalhadores, em 1964, João Goulart (eleito à época, democraticamente, pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB) foi deposto e teve de fugir para o Rio Grande do Sul e, em seguida, para o Uruguai. Desta maneira, o Chefe Maior do Exército, o General Humberto Castelo Branco, tornou-se presidente do Brasil.
As principais cidades brasileiras foram tomadas por soldados armados, tanques, jipes, etc. Os militares incendiaram a Sede, situada no Rio de Janeiro, da União Nacional dos Estudantes (UNE). As associações que apoiavam João Goulart foram tomadas pelos soldados, dentre elas podemos citar: sedes de partidos políticos e sindicatos de diversas categorias.
O golpe militar de 1964 foi amplamente apoiado à época e um pouco antes por jornais como O Globo, Jornal do Brasil e Diário de notícias. Um dos motivos que conduziram ao golpe foi uma campanha, organizada pelos meios de comunicação, para convencer as pessoas de que Jango levaria o Brasil a um tipo de governo semelhante ao adotado por países como China e Cuba, ou seja, comunista, algo inadmissível naquele tempo, quando se dizia que o que era bom para os Estados Unidos era bom para o Brasil.
Em 1965, as liberdades civis foram reduzidas, o poder do governo aumentou e foi concedida ao Congresso a tarefa de designar o presidente e o vice-presidente da república.

Em suma, deixando de lado o perigo de um GOLPE, esses vários pacotes citados pela chefe de Estado Brasileira não vão dar em nada e além do mais ela passou o problema para o congresso nacional, e por fim ainda colocou todos os governadores, prefeitos e senadores no paredão, ou seja, ou aderem ao pacto ou vocês deixarão uma imagem de insensibilidade às vozes da ruas.
E falando em vozes, essa "CONSTITUINTE" analogicamente com o GOLPE faz-me ficar surdo ao escuta-lá, concluindo o quão voraz e alta são essas NOVAS vozes percorrendo nossos tímpanos.
Espero estar errado, e que amanhã eu possa falar o seguinte:

O BRASIL AO ACORDAR MUDOU A NAÇÃO, HOJE TEMOS SERVIÇOS PÚBLICO DE QUALIDADE, NOSSAS CRIANÇAS ESTUDAM EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERÍODO INTEGRAL, A MOBILIDADE URBANA ESTÁ BEM ESTRUTURADA E O CIDADÃO TEM PASSE LIVRE NO TRANSPORTE PÚBLICO COM SERVIÇO DE QUALIDADE.

Só sei que cansou tudo isso, as manifestações são legítimas a partir do momento que segue um foco concreto e não abstrato, com lideranças focadas, igualmente foi na época que tiramos um presidente da república, em 1992.
Temos que temer essa desvirtuação dos protestos, bem como, a pregação antipartidária que temos visto, lembrando que uma das adoções de Hitler foi a extinção de todos os partidos políticos, claro que essa extinção foi feita por uma pessoa, aqui nós estamos falando de uma nação, não sei onde vai parar tudo isso.
O povo brasileiro está sendo politizado agora, muitos que estão no meio das manifestações e ainda tem uma cultura despolitizada, isso também deixa-me com medo.
Meus amigos, estou aqui mais uma vez expondo minha outra visão sobre o ocorrido, considero louvável toda mudança de opinião, pois quem nunca altera a sua opinião é como a água parada e começa a criar répteis no espírito.

Um comentário:

  1. Também estou com as barbas de molho. Torço por um futuro digno para essa Nação, mas os interesses dos poderosos, a manipulação da mídia, e o longo período do PT no poder pontuam para uma dura batalha sem possibilidade de um palpite sobre os rumos que estabelecerão as novas bases de um acordo que beneficie o nosso país. Só nos resta acreditar, torcer, e estarmos dispostos a construir um futuro, como cidadãos conscientes de que a responsabilidade pelos anos de apatia e pelo clamor atual é de cada um.

    ResponderExcluir