quarta-feira, 27 de março de 2013

PÁSCOA / PESSACH / פסחא


Vamos cantar !!!

“Coelhinho da Páscoa


Que trazes pra mim?


Um ovo, dois ovos, três ovos assim (2x) 


Coelhinho da Páscoa
Que cor eles têm?

Azul, amarelo, vermelho também (2x)”

Música POÉTICA né...????
Cante, cante e cante, cante quantas vezes você quiser...
Já cantou?
Se já, vamos ao que interessa...
Páscoa chegando, crianças, empresas de chocolates, mídia e comércio transbordando de felicidade.
Analisando a frase acima e fazendo o duelo entre PÁSCOA/NÓS x EMPRESAS/MÍDIA/COMÉRCIO, faz-me lembrar de um pensamento de Karl Marx, onde ele fala que:
 "Os donos do capital incentivarão a classe trabalhadora a adquirir, cada vez mais, bens caros, casas e tecnologia, impulsionando-a cada vez mais ao caro endividamento, até que sua dívida se torne insuportável. (1867)"
Fazendo a análise do pensamento Marxista, crio a seguinte frase:
 “OS DONOS DAS EMPRESAS, DAS MÍDIAS E DOS COMÉRCIOS INCENTIVARÃO A SOCIEDADE TRABALHADORA A ADQUIRIR CADA VEZ MAIS PRODUTOS, CUJA MOTIVAÇÃO SÃO ESSAS FESTAS, TENDO COMO ÚNICO OBJETIVO O ENRIQUECIMENTO DOS DONOS DO CAPITAL, NO QUAL SOMOS IMPULSIONADOS A AGIR PELA EMOÇÃO E NÃO PELA RAZÃO."
Após essas análises que tá deve ter deixado o leitor entediado, vamos ao que interessa novamente.
Você já comprou o ovo de páscoa?
Oh dúvida cruel!!
Comprar ou não comprar? eis a questão!!!.
Buy or not to buy, that is the question.
Esse jargão lembra-me da  famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" (no original em inglês: To be or not to be, that's the question) vem da peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare.
Bom, perguntas, filosofias, pensamentos e brincadeiras a parte, vamos ao que interessa de novo... Já falei tantas vezes que íamos ao que interessa e não fomos ainda né... mas agora é certeza... kkkkkk....
 Meu caro leitor, gostaria de expor alguns detalhes de suma importância sobre a páscoa.
A páscoa deve ser vista sobre três óticas, duas são as verdadeiras e a outra é a fantasiosa, ilusória, criada pelo sistema, cujo objetivo é o lucro e acúmulo de riquezas dos donos do capital.

1º PÁSCOA JUDAICA;
2º PÁSCOA CRISTÃ;
3º PÁSCOA PAGÃ E CAPITALISTA.

Os textos a seguir sobre a páscoa Judaica e a Páscoa cristã são frutos de pesquisa realizada no site http://www.brasilescola.com/

(Sempre é bom mencionar as fontes de pesquisas).

PÁSCOA JUDAICA

O primeiro significado da páscoa irei te levar para o passado, aproximadamente há 4.000 anos atrás, pois Segundo a tradição judaica, Abraão – o grande patriarca dos judeus – era um dos habitantes da cidade de Ur. Nessa época, toda aquela região era tomada por religiões politeístas que prestavam rituais e as mais variadas homenagens a uma extensa gama de deuses. Foi nesse tempo que, seguindo ao chamado divino, este lendário patriarca abandonou a sua terra natal em busca de Canaã, a terra prometida aos que seguissem o chamado do único e verdadeiro Deus.

Atendendo ao chamado do seu Deus, Abraão alcançou a terra de Canaã e por lá fundou os primeiros descendentes do povo judaico. No entanto, um período de grande estiagem e falta de alimentos forçou os judeus a se transferirem para o Egito em busca de melhores condições de vida. Após uma chegada relativamente amistosa, os hebreus acabaram sendo transformados em escravos dos egípcios e, desse modo, estiveram subjugados durante um bom tempo.


Em tempos de opressão, o governo egípcio ordenou certa vez que toda a população de bebês hebraicos fosse exterminada. Foi nessa época que o jovem Moisés escapou desse terrível decreto ao ser colocado em um cesto que vagueou pelas águas do rio Nilo. Encontrado pela filha do faraó, o jovem acabou sendo criado como um dos súditos da família real. Ao atingir a idade adulta, Deus teria surgido em um arbusto ordenando que ele promovesse a libertação definitiva dos judeus do Egito.


Negando-se a atender ao pedido divino, o faraó foi alertado que sua intransigência seria severamente castigada com o envio de dez pragas que assolariam a população egípcia. Após sofrer com tamanha maldição, o governo egípcio permitiu que os hebreus saíssem daquela terra e voltassem até Canaã. Ao conseguirem tamanha proeza, os judeus determinaram aquela data como uma das mais importantes de seu calendário religioso.


Conhecida como pessach, a Páscoa Judaica celebra a libertação do Egito e reitera o laço para com o Deus que teria possibilitado a execução daquela memorável vitória. Ao longo do tempo, observamos que essa celebração vai ganhando contornos mais estáveis e se aproximando dos eventos e rituais que hoje marcam tal celebração. Para alguns estudiosos, a celebração de tal evento foi crucial para que a comunidade judaica preservasse seus laços nos mais diferentes lugares em que viveram e ainda vivem.


Na noite de celebração da páscoa, as casas devem estar limpas e arrumadas, e todo um conjunto específico de talheres é utilizado na celebração. Além disso, qualquer tipo de alimento fermentado tem o seu consumo proibido. No dia antes do pessach, a família deve jejuar em homenagem aos primogênitos que não foram atingidos pela última das maldiçoes egípcias. Daí em diante, várias refeições e narrativas são intercaladas como forma de se reforçar o significado da páscoa para os judeus.


Cada um dos alimentos empregados relembra a experiência que os judeus tiveram no tempo em que viveram no Cativeiro do Egito, as dez pragas impostas e os milagres divinos que os retiraram daquele lugar. Em diversas ocasiões, vemos que a participação das crianças reforça o ideal de renovação das tradições e sugere que elas internalizem o significado daquela solenidade.


PÁSCOA CRISTÃ

Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de lembrar a salvação em Cristo e da redenção do pecado e da escravidão a Satanás, pois Jesus foi crucificado na Páscoa, como cordeiro pascoal (1 Co 5.7), que liberta do pecado e da morte todos aqueles que nEle creem.
Essas duas páscoas são as verdadeiras e baseadas na bíblia, a próxima que irei falar é de acordo com o meu pensamento, a minha análise sob a ótica do atual sistema pertencente aos donos do capital.

PÁSCOA PAGÃ E CAPITALISTA

Vejamos alguns significados:

Ovo

O ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna.

Coelho

coelho tem sido usado como símbolo da fertilidade.

É interessante notar que o nome em inglês para Páscoa (Easter) tem sido associado a Eostre, ou Ostara, a deusa anglo-saxônica do amanhecer e da primavera. Também tem sido associado à adoração da deusa fenícia da fertilidade, Astarte, que tinha como símbolos o ovo e o coelho. Suas estátuas a representavam ou com os órgãos sexuais grosseiramente exagerados, ou com um ovo na mão ao lado de um coelho. A páscoa analisando sob essa ótica nada mais é que um rito a deusa da fertilidade, e segundo a bíblia nos é condenada qualquer adoração pagã relacionada a outros deuses.

Por fim, saindo do lado religioso, das crenças cristãs, judaicas e pagãs, analisemos sob a ótica capitalista.
A páscoa nada mais é que um comércio de chocolates com preços abusivos que ainda não consegui entender, se alguém tiver essa explicação, por favor comente esse artigo, não sei como a sociedade ainda cai nessa, está na cara, vamos fazer uma conta simples:

Os preços são médios, existem lugares que estarão mais caros, mas o exemplo a seguir será de grande valia para a nossa reflexão.
- 03 caixas de chocolate de 400g = 7,00 x 03 = R$ 21,00 que representam 1.200g de chocolate, ou seja, menos de dois CENTAVOS por grama!
- 01 ovo de chocolate de 180g = 21,00 x 01 = R$ 21,00 que representam 180g de chocolate, ou seja, quase doze centavos por grama! Quanto significa isso? Simples: 600 (SEISCENTOS) por cento em relação ao valor original, ou seja, 6x mais caro! E fazendo a conta usando como exemplo o ovo mais barato!
O que eu aprendo? O que você aprende? O que nós aprendemos? Que, se quisermos comprar um chocolate em forma de OVO, vamos pagar, no mínimo, SEIS vezes mais por isso. No mínimo.
Se você quer comer chocolate, não é mais fácil e racional comprar uma caixinha ou barrinhas, qual a diferença, os chocolates são iguais, ou não?

COMPRAR OU NÃO COMPRAR? EIS A QUESTÃO!!

Acho que essa pergunta já está respondida, não está meu amigo leitor?



E se vocês quiserem me presentear, eu vou querer esse ovo da imagem hein!!!

Segue o link de uma das empresas pertencentes "AO ROL DOS DONOS DO CAPITAL" conforme teoria Marxista.

http://www.americanas.com.br/produto/7102300/ovo-de-pascoa-charge-ao-leite-375g-n-20-nestle 




FELIZ PÁSCOA E BOAS COMPRAS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário