terça-feira, 12 de março de 2013

RACISMO E HOMOFOBIA


Atualmente está sendo muito discutida as questões de discriminação racial e homofóbicas, são temas polêmicos e devem ser conversado com muita seriedade e cautela.


Esse subscritor arriscará em fazer esse artigo, não tinha me pronunciado sobre esse assunto em nenhum momento da minha vida de blogueiro e usuário do facebook, mas como se tem falado muito nesses últimos dias por causa do Pastor Marcos Feliciano que fez comentários totalmente polêmicos, resolvi me pronunciar, mostrando qual a minha opinião sobre o tema em baila.


Esse tema tem que se tratado sobre duas óticas conceituais, que vocês entenderão no decorrer do artigo.


Primeiramente gostaria de definir o que seria o racismo e a homofobia em conformidade com o dicionário.



"Só o fato dos 20% das vagas em faculdades serem para negros, já é um racismo.
Por que 20% se eles são iguais a nós?"


RACISMO

s.m. Reunião dos conceitos que determina a existência de uma hierarquia entre etnias e/ou raças. 
Sistema doutrinário ou político que estabelece a exaltação de uma raça, em detrimento das demais; sistema que afirma a superioridade de um grupo racial relativamente aos outros, preconizando, em particular, o isolamento destes no interior de um país (segregação racial) ou até visando ao extermínio de uma minoria: racismo anti-semita dos nazistas. 
Preconceito efetivado, através da discriminação, e direcionado aos indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente daquela de quem discrimina. 
P.analogia. Comportamento hostil dirigido a pessoas ou grupos sociais.



"Discriminação, preconceito, racismo, são todos subtítulos para falta de respeito."

HOMOFOBIA

s.f. Repulsão aos homossexuais. 
Ódio aos homossexuais, geralmente, demonstrado através de violência física e/ou verbal.


Hoje em dia podemos considerar que o racismo envolve várias coisas, não só nas questões de cor, todo comportamento hostil dirigido a pessoas ou grupo sociais também é considerado racismo, por exemplo, às vezes determinado morador de rua tenta falar conosco pedindo determinada ajuda e nós muitas das vezes não damos a mínima atenção para o ser humano que nos pediu ajuda, hoje a sociedade olha muito para a aparência da pessoa, e de acordo com essa aparência será determinado como a pessoa será tratada, não estou generalizando, mas nós seres humanos temos essa tendência.

Agora falando de raças (cor), eu não tenho esse conceito de raça, pois raças não existem, todos os círculos científicos modernos concordam que todos os seres humanos vivos pertencem a uma única espécie. 

Teologicamente todos descendem de Adão e Eva, não há dúvida, e a Teologia agradece à Ciência a comprovação.

“Raças são produtos do passado, relíquias de tempos e condições que há muito deixaram de existir”.

Uma das maiores discriminações são os sistemas de cotas elaborados pelas universidades brasileiras, mas não irei  adentrar nesse assunto, em um momento oportuno falarei sobre esse sistema.

Agora falando das declarações de Marco Feliciano, considero uma declaração infeliz e equivocada interpretação bíblica, o mesmo usa o seguinte texto para justificar sua declaração, como segue:

“E [Noé] bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos os seus irmãos fora. . . . E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.” — Gên. 9:21-27, Tradução Almeida.
Mas, primeiro de tudo, queira notar que nada se diz neste relato bíblico sobre alguém ser amaldiçoado com a negritude de pele. E, observe, também, que foi Canaã, e não seu pai Cã, que foi amaldiçoado. Canaã não tinha pele negra, nem seus descendentes, que se fixaram na terra que se tornou conhecida como Palestina. (Gên. 10:15-19) Os cananeus, com o tempo, foram subjugados pelos israelitas, descendentes de Sem, e, mais tarde, pela Medo-Pérsia, Grécia e Roma, descendentes de Jafé. Tal subjugação dos cananeus cumpriu a maldição profética sobre seu ancestral, Canaã. A maldição, assim, nada teve que ver com a raça negra.

Diante disso, concluo que as declarações dele no tocante aos negros não tem nenhum fundamento bíblico.

Agora vamos falar da homofobia ou melhor, do homossexualismo, mas antes de começar a falar  quero deixar bem claro que a intenção dessa parte do artigo não é ferir nem ofender quaisquer indivíduo, simplesmente o que estará sendo falado é o homossexualismo do ponto de vista bíblico, ou seja, um esclarecimento baseado na Palavra de Deus sobre a questão homossexual.

Esse assunto é muito mais delicado do que o racismo, temos que tomar muito cuidado quando falamos desse assunto, como vimos, homofobia nada mais é que uma extrema repulsão as pessoas que são homossexuais, essa repulsão pode ser física e/ou verbal.

A questão de não concordarmos com a opção sexual de determinada pessoa não nos dá nenhum direito de agredir ou ofender verbalmente, pois independente da opção sexual, a pessoa é um ser humano, digno de ser amado e respeitado, Jeová Deus ele ama a todos, não faz acepção de pessoas, ele quer salvar a todos, os dois mandamentos que Deus quer que sigamos é amar a Ele sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo,  o que Jeová condena são as condutas  contrárias a Sua palavra, por exemplo, homicídio, adultério, mentiras, adoração de falsos deuses, e até a prática sexual de pessoas do mesmo sexo Ele condena, mas vamos deixar bem claro, “ELE CONDENA AS PRÁTICAS”,

Apesar de Deus condenar este comportamento, em virtude de desvirtuar-se do Seu propósito para o relacionamento sexual e matrimonial determinado desde o princípio, no qual Deus criou o homem e a mulher (Gênesis 1.27) e deu ordem para que eles se unissem em matrimônio (Gn. 2.24).

O Senhor Jesus reforça este princípio em Mateus 19.4,5:
 Também podemos mencionar o relato de Paulo em Romanos 1:26-27, no qual escreve o seguinte:

 "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro." 

Ao mesmo tempo que Deus condena a prática, Ele ama o ser humano, ele ama todos, e ninguém nessa terra pode julgar o próximo, apenas temos que mostrar a verdade que está disponível em sua palavra e ponto final, cada um terá o livre arbítrio de fazer o que desejar.

Os seres humanos jamais devem ser tratados diferentes por eles serem negros, brancos, amarelos ou homossexuais, todos devem ter o mesmo tratamento, as praticas sim, devemos refutá-las, mas o ser humano em si, jamais deve ser desrespeitado e essa refutação deve ser realizada com amor e sabedoria.

A base de tudo nessa vida é o amor, respeito e tratamento igual ao próximo, pois Deus não faz acepção de pessoas, Ele condenará tais práticas, mas antes disso, ele ensinará como devemos andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário