quinta-feira, 21 de março de 2013

21/03/2013 - Um dia especial !!!!

21/03/2013 

Que dia é esse? 

É um dia comum igual aos outros, a única diferença é que nessa data comemora-se o dia de pessoas especiais, pessoas essas iguais a nós, mas com um toque especial. 

E quem são essas pessoas especiais? 

São as pessoas que tem a Síndrome de Down. 



Em pleno século XXI ainda existe muito preconceito dos seres humanos não especiais para com esses seres humanos especiais. 

Um ser humano que ainda tem preconceito das coisas, jamais pode ser chamado de um ser humano especial, pois de especial não tem nada, quem tem preconceito não é digno de ser especial, mas quem sou para falar se alguém é digno ou não, apenas eu peço a Deus que os perdoem pois esses seres humanos não especiais não sabem o que fazem, o que falame o que pensam, apenas lançam palavras vazias sobre pessoas, crenças, raças, cores, síndromes e etc..... 

Bom, voltando ao assunto..... 

Agora vamos entender o que é essa Síndrome e o porquê ela é comemorada nesse dia. 

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21

A diferença encontrada foi no cromossomo 21. Quando os 23 cromossomos da mãe encontram os 23 vindos do pai, numa das divisões ocorre uma ação ainda não identificada, que faz com que, em vez dos 46 cromossomos esperados, o feto tenha 47. Trata-se da trissomia do cromossomo 21, que ocasiona um trio, no lugar de um par destes cromossomos. Essa é a alteração genética mais comum, a trissomia livre. Por envolver o cromossomo 21 é que essa data foi escolhida. 

Após o entendimento do conceito e de seu envolvimento com o dia 21, vamos tentar refletir sobre o preconceito existente nos dias de hoje para com essa síndrome. 

Primeiramente temos que entender que a Síndrome de Down não é uma doença e, portanto, as pessoas com síndrome de Down não são doentes. Não é correto dizer que uma pessoa sofre de, é vítima de, padece ou é acometida por síndrome de Down. O correto seria dizer que a pessoa tem ou nasceu com a síndrome de Down. A síndrome de Down também não é contagiosa. 

Após esse entendimento, cumpre informar que elas têm apresentado avanços impressionantes e rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down que estão estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, se casando e até chegando à universidade. A melhor forma de combater o preconceito é através da informação e da inclusão de TODAS as pessoas, na família, na escola, no mercado de trabalho e na comunidade. 

Não há motivo algum para termos preconceito, ou melhor, nada justifica nenhum tipo de preconceito nessa vida, temos que amar o próximo como a ti mesmo, eles são pessoas iguais a nós, tem suas habilidades, seus talentos, seus dons, choram, dão risadas, amam, ou seja, eles tem todos os tipos de sentimentos, são seres humanos criados a imagem e semelhança de Deus. 

Por fim, quando for ter preconceito de algo, lembre-se que aquela pessoa que você está lançado suas palavras preconceituosas, ela também tem sentimentos iguais a você, então pense muito quando for pensar ou falar algo, todos são iguais, sem distinção de raça, cor, sexo, síndrome, simplesmente todos são iguais, ou melhor quase todos, pois a pessoa que é preconceituosa não pode ser considerada igual a nós, pois ainda não atingiu seu grau de evolução perante a sociedade, deve ser considerada um animal irracional que precisa de ajuda, e além de ser um animal, o preconceituoso esse sim está doente. 


AQUI FICA MINHA HOMENAGEM E MEUS PARABÉNS A TODOS VOCÊS QUE SÃO ESPECIAIS.

Ao ler esse artigo, se puderem, compartilhem como uma forma de conscientizar as pessoas do quão maravilhosos são os seres humanos que tem a Síndrome de Down.


PARABÉNS E UM ABRAÇO BEM FORTE
do amigo Fernando Maciel



Nenhum comentário:

Postar um comentário