quinta-feira, 14 de março de 2013

LEGADO


LEGADO

Podemos perceber usando um dicionário, que a palavra legado pode ser usada em vários sentidos, pois seus sinônimos são variados, legado pode ser uma herança transmitida a alguém ou a um grupo de pessoas, ou até à um país inteiro, essa herança pode ser uma herança ideológica, de pensamentos, literaturas, tecnológicas e etc. 


Após a análise do significado da palavra, vou relaciona-la com um acontecimentos recente que foi o falecimento de Hugo Rafael Chávez Frías político e militar venezuelano. Foi o 56º presidente da Venezuela. Como líder da Revolução Bolivariana, Chávez advoga a doutrina bolivarianista, promovendo o que denomina de socialismo do século XXI. Ele é também um crítico do neoliberalismo e das relações exteriores dos Estados Unidos. 

Vocês devem estar me perguntando, o que tem haver a palavra LEGADO com o falecimento de Hugo Chávez, tem tudo haver, pois o legado pode ser transmitido de forma positiva ou negativa, pensamentos, ideologias podem ser boas ruins, dependendo do ponto de vista de cada um, em um sistema democrático temos o direito de concordar e discordar de algo que não vai de acordo com suas crenças, ideologias, pensamentos, modos de vida e condutas, Hugo Chávez organizou a política venezuelana até para além de sua morte.

Existem analistas políticos que já fizeram uma análise da Venezuela pós Chaves. Joaquín Villalobos, que foi guerrilheiro em El Salvador e depois tornou-se consultor de segurança e um agudo analista político, escreveu faz pouco para o jornal espanhol "El País":

"A força do chavismo não está na eficácia para governar, mas no fato de que o regime mudou a orientação dos benefícios da renda do petróleo na Venezuela. Antes, esta se distribuía mais para cima do que para baixo. Chávez abriu espaços de inclusão social para os mais pobres, gerou opções de enriquecimento para novas elites e propiciou a esses setores identidade política e poder. Isso mudou a Venezuela para sempre".

Diante dessa análise política concluo que um legado foi deixado, o seu modo de governar, ou melhor, o sistema que é imposto, apesar de ser um sistema melhor que o capitalismo, desde que seja remodelado, eu não concordo na sua totalidade, pois seu modo de governar se torna um pouco autoritarista, nada que é autoritário ao extremo podemos tolerar, mas não tem como não falar que foi deixado um legado a longo prazo, pode ser que não seja para sempre, mas o Chavismo será lembrado e implantado por muito tempo na Venezuela.

Muitos, porém, pensam que o legado deixado não foi positivo para o país, ou que foi, mas independentemente de ter sido positivo ou negativo, o legado foi deixado, é nisso que eu quero chegar, na vida não devemos passar por passar, não devemos ser mais um no meio da multidão, temos que deixar um legado, temos que fazer a diferença, senão a vida não tem sentido, procure novas experiências, faça acontecer, faça a vida valer a pena, muitos nessa vida deixaram legados e são lembrados até hoje por seus feitos, ideologias e pensamentos.

Reflita sobre isso, não estou falando para refletir sobre Hugo Chávez, e sim sobre deixar um legado em sua vida para a próxima geração.

Por fim, peço a todos que analisem, reflitam e tentem praticar essa célebre frase do filósofo brasileiro, mestre e doutor Mário Sérgio Cortella.

“Eu não estou preocupado com a morte, mas com a vida, para que ela não seja banal e fútil. Quando você se for, o que vai deixar?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário