quarta-feira, 20 de março de 2013

THE EXISTENCE OF GOD!!




"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável."Galileu Galilei


Deus existe?

Se Deus existe, como tenho certeza que a Bíblia é verdadeira e foi inspirada por Ele?

Se Deus é amor porque ele permite tanto sofrimento no mundo?

   
Você leitor já deve ter parado para se perguntar ou perguntou a alguém sobre as perguntas relacionadas no início desse artigo, e como todos ser humano gosta de questionar e obter respostas, tenho plena certeza que muitos ainda não obtiveram o que queriam ou até obtiveram, mas foram respostas totalmente equivocadas ou de acordo com crenças, dogmas e pensamentos humanos, e com todas nossas imperfeições muitas dessas respostas são inverdades, causando apenas mais confusão, essas respostas serão obtidas somente com várias leituras sobre o assunto, mas não devem ler como religioso, fanático ou por obrigação, mas ler como um estudioso ,pesquisador e com vontade de entender as coisas de Deus, sendo assim conseguirão os resultados que almejam.
O assunto a ser explanado por esse subscritor não é de cunho religioso, pois você leitor que acompanha meus artigos, sabe muito bem que não sou religioso e não acredito na religião, pois religião é algo criado pelos homens para tentarem chegar a Deus.

Quando eu falo que não acredito na religião, muitos devem interpretar que eu não acredito em Deus, e muito pelo contrário, acredito e muito, o fato de acreditar, ter uma crença no Deus criador dos céus e da terra, não significa ser religioso, como já falei em artigos anteriores, crer em Deus é um modo de vida, sua palavras tem princípios que tento seguir com o intuito de ter um vida de paz, alegria e amor ao próximo.


Agora vamos tentar entender as perguntas e obter as respostas

Deus existe?


Para que possamos prosseguir com as demais perguntas, o leitor deve crer em Deus, ou melhor, deve acreditar que ele existe, ou indo mais além, deve acreditar que existe um ser superior, se você não crer, peço que pare sua leitura por aqui, pois só perderá tempo lendo até o final, mas se você crer, por favor continue.
Bom, será que Deus existe, será que todo o universo teve um criador, será que os humanos foram criados ou tiveram sua origem dos macacos, existem dois tipos de teorias, a teoria da criação e a da evolução, nas escolas somos ensinados desde pequeno que o mundo passou por um processo evolutivo, ou seja, tudo, mas tudo foi evoluído, nada foi criado, acreditam-se em uma explosão que deu origem ao planeta terra e ao universo, teoria linda, poética e de cunho científico, aí vem a teoria da criação, ou seja, O Criacionismo científico conflita-se com a teoria da evolução, ao identificar que um Criador através de modo sobrenatural gerou a vida existente e que não existe macro-evolução com criação de novas espécies como afirma a teria da evolução. É de se notar que o Criacionismo científico não rejeita a idéia de micro-evoluções dentro de mesmas espécies, mas que estas são limitadas. 
Como vemos a teoria da criação não rejeita a ideia de evoluções, mas são evolução limitadas, não um evolução global como diz a teoria da evolução.
Mas a questão não é falar sobre a evolução ou criação e sim se Deus existe, então voltemos ao foco.
Não se pode provar ou deixar de provar a existência de Deus. A Bíblia até mesmo diz que nós devemos aceitar por fé o fato de que Deus existe: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). Se Deus assim o desejasse, Ele poderia simplesmente aparecer e provar para o mundo inteiro que Ele existe. Mas se Ele fizesse isso, não haveria mais necessidade de existir fé. “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).
Isso não significa, no entanto, que não existam evidências da existência de Deus. A Bíblia declara: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo” (Salmos 19:1-4). Olhando para as estrelas, compreendendo a vastidão do universo, observando as maravilhas da natureza, vendo a beleza de um pôr-do-sol – todas estas coisas apontam para um Deus Criador. Se estas coisas não fossem suficientes, também há evidência de Deus em nossos próprios corações. Eclesiastes 3:11 nos diz: “...[Ele] pôs a eternidade no coração do homem...”. Há alguma coisa no fundo do nosso ser que reconhece que há algo além desta vida e alguém além deste mundo. Nós podemos negar este conhecimento intelectualmente, mas a presença de Deus em nós e através de nós ainda estará lá. Apesar disso tudo, a Bíblia nos adverte que alguns, mesmo assim, irão negar a existência de Deus: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.” (Salmos 14:1). Visto que 98% das pessoas através da história, em todas as culturas, em todas as civilizações, em todos os continentes acreditam na existência de algum tipo de Deus – deve haver algo (ou alguém) causando esta crença.

Além dos argumentos Bíblicos para a existência de Deus, existem argumentos lógicos. Em primeiro lugar, existe o argumento ontológico. A forma mais popular do argumento ontológico basicamente usa o conceito de Deus para provar a existência de Deus. Ele começa com a definição de Deus como “do que este não pode ser concebido alguém maior”. Argumenta-se então que existir é maior do que não existir, logo o maior ser que pode ser concebido tem que existir. Se Deus não existisse então Deus não seria o maior ser que pode ser concebido – mas isso iria contradizer a própria definição de Deus. Em segundo lugar está o argumento teleológico. O argumento teleológico é aquele que diz que como o universo apresenta um projeto tão incrível, deve ter havido um projetista Divino. Por exemplo, se a terra estivesse apenas algumas centenas de quilômetros mais afastada ou mais próxima do sol, ela não seria capaz de sustentar grande parte da vida que sustenta no momento. Se os elementos na nossa atmosfera tivessem apenas alguns pontos percentuais de diferença, tudo o que vive na terra morreria. A chance de uma única molécula de proteína se formar ao acaso é de 1 em 10243 (isto é, 10 seguido de 243 zeros). Uma única célula possui milhões de moléculas de proteínas.

Um outros argumento lógico para a existência de Deus é chamado de argumento cosmológico. Todo efeito deve ter uma causa. Este universo e tudo o que há nele é um efeito. Tem que existir algo que causou a existência de tudo. Finalmente, deve existir alguma coisa “não-causada” que fez com que tudo viesse à existência. Este “não-causado” é Deus. Um quarto argumento é conhecido como o argumento moral. Todas as culturas através da história têm alguma forma de lei. Todo mundo tem um senso de certo e errado. Assassinar, mentir, roubar e agir de forma imoral são coisas quase universalmente rejeitadas. De onde veio este senso de certo e errado se não de um Deus santo?

Mencionei partes da bíblia nos § anteriores, aí pensei comigo, mas se o leitor não acreditar que a Bíblia seja verdadeira, não adianta nada eu ter citado a mesma como fonte, diante disso e depois de tentar mostrar argumentos sobre a existência de Deus, agora no próximo § vou falar sobre a veracidade da bíblia.


Se Deus existe, como tenho certeza que a Bíblia é verdadeira e foi inspirada por Ele?


A bíblia apesar de ser um livro único, ela é um conjunto de 66 livros escritos por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos, e detalhe esses autores escrevam em períodos, lugares e culturas diferentes, nenhum se comunicou, mas mesmo assim a bíblia mantém uma unicidade em seus pensamentos fazendo com que pareça que fora escrito por uma única pessoa, ela segue uma linha de raciocínio única, ou seja, somente pessoas inspiradas por Deus poderiam ter escrito ela e mantido a mesma lógica histórica e de pensamentos, se você ler, entenderá o que eu estou querendo dizer.


Se Deus é amor porque ele permite tanto sofrimento no mundo?


Três séculos antes do nascimento de Cristo, o filósofo grego Epicuro fez uma das afirmações que até hoje é um dos maiores desafios dos teístas, principalmente nós Cristãos que cremos em um Deus amoroso. Epicuro afirmou que caso Deus seja onipotente, então ele pode evitar o sofrimento, e se não o faz, é porque não é bom, e nesse caso, não é digno de ser Deus. Mas caso seja bom e queira evitar o sofrimento, então não o faz porque não consegue, então ele não é onipotente, e nesse caso, também não é Deus. Como nós Cristãos adoradores de um Deus tanto onipotente quanto bom, podemos enfrentar o desafio de Epicuro? 

Se Deus não existe de onde tiramos a noção de certo e errado? Ora, só é possível saber que uma linha é torta porque existem linhas retas que servem como parâmetro de comparação, se não existissem linhas retas não seria possível afirmarmos que uma linha é torta. Se não existe um padrão estabelecido de certo e errado, então não temos no que nos basear para afirmarmos o que é bom ou mau. Se Deus, o padrão da perfeição, não existe, então não temos base para afirmarmos o que é certo ou errado moralmente. A moral passa a ser totalmente relativa e ninguém tem o direito de dizer o que é certo ou errado a se fazer. Sem um padrão pré-estabelecido nós não podemos dizer que os canibais estão errados em comerem outros seres-humanos, nós não podemos dizer que é imoral o esquimó oferecer a sua esposa a um hóspede como prova de hospitalidade, não podemos dizer que a tribo dos trobriandeses, na Austrália, está equivocada em permitir que tios tenham relações sexuais com seus sobrinhos de até 12 anos, tudo baseado na crença que esse ato transforma as crianças em homens¹, errado por que? Baseado no que podemos afirmar isso?. C.S. Lewis disse “Uma crença dogmática em valores objetivos é necessária para a própria idéia de uma regra que não seja tirânica ou de uma obediência que não seja servil”². Portanto afirmar que o mundo está errado, é também afirmar que existe um padrão do que é certo, é afirmar que existe uma lei, e toda Lei implica na existência de um Legislador, que só pode ser Deus. Citando Dostoievski: “Se Deus não existe, tudo é permitido”.
O que causa o mau é a liberdade de escolha que Deus deu ao ser humano, o livre-arbítrio. Deus não nos criou como robôs, mas sim como seres dotados de razão e capazes de fazerem escolhas. Animais que são escravos dos seus instintos, nós não. 

Deus criou o universo livre, livre até mesmo dele. Porque então Deus decidiu nos dar o livre-arbítrio se ele sabia que faríamos mau uso dele? Porque o livre-arbítrio apesar de ser aquilo que permite com que os homens escolham pelo mau, é em contra partida o que faz com que o amor valha a pena, por ser este algo opcional, e não obrigatório. Se não houvesse a opção do mau, não haveria nada de excepcional em fazer o bem, pois este seria automático, se não houvesse o mau não conheceríamos a profundidade do bem.

O mundo não é de Deus, foi apenas criado por Ele, um dirá voltará a ser Dele, mas no momento como Ele mesmo disse em sua palavra que o mundo inteiro jaz do maligno, diante disso, tudo que acontece não tem interferência divina.

Cumpre salientar que o artigo em questão teve como único objetivo transmitir ideias, pensamentos e crenças desse subscritor. Sugiro que seja examinado, interpretado o que fora dito, com o intuito de que vocês formem vossas próprias conclusões e opiniões sobre as indagações levantadas no início desse artigo, não querendo, em hipótese nenhuma, implantar nas vossas mentes ideologias minhas, apenas quero que esse texto sirva como uma das centenas fontes de pesquisas existentes em livros e internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário