quinta-feira, 28 de março de 2013

PRINCÍPIO DA SABEDORIA




A informação é igual ao diamante, ela chega até nós em seu estado bruto e de repente a lapidamos transformando-a no conhecimento.

Em seu estado bruto ela tem valor, mas quando lapidada, seu valor se multiplica.


Após essa valorização a mesma é transformada em sabedoria.



É um processo cíclico de transformação entre a informação, o conhecimento e a sabedoria.

Cada um depende do outro, nenhum deles pode andar sozinho, senão o verdadeiro valor não existirá, e nós seres humanos somos os hospedeiros desse conjunto de transformações.

É uma transformação divina, pois tem seu princípio no temor a Deus, independente de religião.

Deus em sua enorme sabedoria inspirou Salomão a dizer que o princípio da sabedoria é o temor a Deus, então antes de toda aquela transformação que mencionei no início, teve uma base, que é o temor a Deus.

A verdade simples é esta: não ficaremos sábios sem buscar a Deus, e não buscaremos a Deus sem humildade, respeito e reverência. Por isso o temor do Senhor é o “princípio” da sabedoria. O orgulho sempre corrompe o processo de aprendizagem. A ilusão de que sabemos mais do que realmente sabemos (junto com a falta de vontade de aceitar verdades que podem ter consequências indesejadas farão com que não progredimos na sabedoria. É o respeito pelo 
Criador que abre a porta para o crescimento intelectual.

Paulo escreveu sobre certos indivíduos que “detêm a verdade” (Romanos 1:18). Há aqueles, ele disse, que evitam os fatos e “desprezam o conhecimento de Deus” (Romanos 1:28).

Estas são palavras fortes, sem dúvida, mas precisamos escutá-las.

Permitimos que Deus seja o princípio da nossa sabedoria do mundo real? Honestamente aceitamos isso, a mais fundamental de todas as verdades: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1)?


Nenhum comentário:

Postar um comentário