terça-feira, 15 de outubro de 2013

UM ARTIGO! UM SENSO CRÍTICO! UMA HOMENAGEM SINGELA E SINCERA PARA OS PROFESSORES!



Um artigo...


Um senso crítico...


Uma homenagem...


Singela e sincera à todos os PROFESSORES do planeta TERRA.



Vejam o vídeo e depois leiam o texto...




A educação em nosso país não é levada a sério, a história tem mostrado essa triste realidade, mas temos que entender os reais motivos que a educação não é tratada da forma que merece. Vou te explicar em poucas palavras a gênese desse sentimento, ou melhor, a ideia central de alguns que levam a materialização da realidade aqui citada.
É muito comum ouvirmos que o governo não investe em cultura porque não quer um povo esclarecido e culto.
Na verdade, quando se investe em cultura, um governo promove uma grande revolução em seu povo, pois, cada vez mais informado o cidadão pode exigir uma saúde de qualidade, com hospitais com leitos para atender à demanda, e clínicas de tratamento para as mais diversas doenças, ao invés de esperar pela morte nas filas e corredores dos hospitais que, hoje, são mal equipados.
Ainda podemos destacar que um povo culto é reflexo de uma sociedade que vai buscar a prevenção ao invés de lutar para conseguir remédios e, assim, dão importância para campanhas de vacinação e até mesmo exige tais realizações do governo.
Na verdade, a cultura é uma grande “arma” que nós, cidadãos, temos para olhar para nossa realidade, nosso papel na sociedade e, dessa forma, agir sobre nosso mundo, exigindo, cobrando e, mais, votando corretamente.
Basta olhar os resultados obtidos por Coreia do Sul, Indonésia, Índia – para citar alguns apenas. Todos eles, e, mais recentemente, a China, investiram pesado em Educação. Anos, quase décadas de investimento maciço para tirar séculos de atraso. E o resultado está aí.
Infelizmente, a Educação brasileira tem status inversamente proporcional ao seu desempenho econômico – nós, 6ª economia mundial, somos piores que nossos vizinhos mais pobres, como a Bolívia, em quesito Educação e acesso ao Ensino Superior.
Juntam-se ao hall da Educação outros itens de primeira-necessidade, como habitação, saúde, saneamento básico. Todos itens que compõem promessas de véspera de campanha e se diluem no ar assim que novos candidatos são eleitos.
Um povo culto sabe valorizar o governante que investe nos setores certos, na hora certa e na medida correta.
Então, por que sempre nos anos eleitorais, poucos são aqueles que apresentam propostas para essa área? E o pior: por que o próprio povo não nota as propostas do governo para essa área tão importante para o desenvolvimento de qualquer sociedade? Na verdade essa é uma resposta que cabe a cada leitor deste texto buscar dentro si. O que posso afirmar é que desde que ouvi uma frase do cineasta Emílio Fontana, a tenho adotado para minha vida, seja pública ou pessoal: “O desenvolvimento de qualquer nação deve, obrigatoriamente, passar pela cultura!”.
Depois dessa frase, não cabe mais nenhuma palavra, a não ser a reflexão.
As políticas educacionais precisam ser revistas agora e em momentos eleitorais pelos partidos políticos que se engajam em uma trajetória de mudanças em todas as áreas que compõem o sistema estrutural de um país, e a educação é um órgão deste sistema.
Um dos instrumentos utilizados na educação é o professor, o mesmo é um dos mais valiosos recurso humano que uma sociedade possa ter, diante disso a profissão precisa ser valorizada, claro que não é a única profissão que precisa disso, mas eles são à base de toda a formação da sociedade, toda profissão depende do professor, o engenheiro só é engenheiro, pois teve um professor, o advogado só é advogado, pois teve um professor, o seu filho só aprendeu a ler e escrever, pois teve um professor, o professor é a base de tudo nessa vida.
Infelizmente eles não são valorizados tanto pelos governantes, e às vezes até pelos alunos.
Quando eu falei que as políticas educacionais precisam ser revistas, se dá ao fato de que a política em sua essência original foi perdida ou ocultada, pois os humanos integrantes da política fizeram com que isso acontecesse, na qual perdeu-se a essência e somou-se corrupção, improbidade administrativa, interesses pessoais, enfim, é uma triste realidade, os políticos corruptos são um câncer para o país, mas ainda há uma luz no fim do túnel, e essa luz é composta por pessoas que tentam fazer do nosso país, um país firme, sólido e culturalmente enriquecido, e essas pessoas são os nossos queridos professores, que ensinam nossas crianças a serem formadoras de opinião, bem como, ter um senso crítico sobre tudo,  não deixando ser manipulado pelo sistema.
Por fim, a realidade brasileira é essa, mas vocês que são professores não desanimem, pois como diz Monteiro Lobato naquela célebre frase que "Um país se faz com homens e livros" eu vou além nessa frase complementando-a da seguinte forma:

“UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS, LIVROS E PROFESSORES”


Nenhum comentário:

Postar um comentário