segunda-feira, 6 de maio de 2013

O MITO DA CAVERNA


O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.

A República (em grego: Πολιτεία, transl. Politeía) é um diálogo socrático escrito por Platão, filósofo grego, no século IV a.C.. Todo o diálogo é narrado, em primeira pessoa, por Sócrates. O tema central da obra é a justiça.

Ao ler essa passagem denominada do “MITO DA CAVERNA” parece que Platão estava falando da sociedade atual e do sistema de coisas que compõe essa sociedade, seja ela, a mídia, a política e a religião, pois essa narrativa mostra como a verdade é manipulada, ou seja, verdade manipulada acaba sendo um mentira e é apresentada a nós de tal forma que acaba sendo transformada em verdade absoluta, nos provando que aquela frase de quando uma mentira é dita várias vezes acaba se tornando verdade, é isso que acontece em nossa sociedade.

Para entendermos irei transcrever o resumo dessa clássica passagem.

A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa, ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneios para se gabarem, se vangloriarem a quem acertar as corretas denominações e regularidades.

Para ler o texto na íntegra coloco como sugestão esse link: 


A conjuntura da sociedade atual mostra que estamos vivendo uma história manipulada, pois nem tudo que vemos é a realidade dos fatos, muitos me acham um louco e conspirador, mas apenas quero mostrar a verdade as pessoas, fazendo com que se libertem desse sistema prisional que impede você de enxergar fora da caverna.
A sociedade atual continua presa à modismos e pseudoverdades, criadas muitas vezes à procura de interesses econômicos e que as pessoas tomam como verdades absolutas.

Vivemos literalmente dentro de uma caverna, onde lá fora, se você conseguir quebrar esse muro da prisão, verá que tudo aquilo que a mídia, a religião, a política, ou seja, o sistema em si, te ensinou, te mostrou, é pura ilusão, é tudo mentira.
Não estou aqui para falar que isso, que aquilo é verdade ou mentira, apenas quero abrir seus os seus olhos e fazer com que você QUESTIONE, PENSE, REFLITA E TIRE SUAS CONCLUSÕES.

O Sistema te faz uma cópia, dita padrões e determinam regras para que você siga e não pense, não reflita, não questione, é isso que “eles” querem.
Mas faça igual o prisioneiro que ficaste maravilhado com esse novo mundo e com o conhecimento que então passara a ter da realidade, esse ex-prisioneiro lembrar-se-ia de seus antigos amigos no interior da caverna e da vida que lá levavam. Imediatamente, sentiria pena deles, da escuridão em que estavam envoltos e desceria à caverna para lhes contar o novo mundo que descobriu. No entanto, como os ainda prisioneiros não conseguem vislumbrar senão a realidade que presenciam, vão debochar do seu colega liberto, dizendo-lhe que está louco e que se não parasse com suas maluquices acabariam por matá-lo.

É isso que os prisioneiros vão tentar fazer com você depois que se tornar liberto, não digo em matá-lo, mas debochar, dar risadas, o taxando de louco, isso sim vão fazer, mas não se preocupe, pois melhor louco do que alienado e preso à esse sistema.

Em verdade vos digo, tudo que você ler, ver e sentir, não fique inerte sobre o que está lendo, vendo e sentindo, você deve pensar, examinar, questionar, pesquisar e depois concluir.

Após esse processo, faça dos resultados a sua verdade absoluta, mostrando as pessoas que a vida não é o que te mostraram desde o momento que você veio ao mundo.

De repente tudo que eu estou falando aqui é uma mentira ou não é, sendo ou não sendo, só você poderá decidir e ter a certeza da veracidade das informações ou melhor das ideias aqui apresentadas. Só sei que temos que ir em busca da verdade fora dessa prisão, pois enquanto estiver preso mentalmente a esse sistema, jamais conseguirá ir em busca da verdade, DIANTE DISSO abra sua mente e comece a questionar pensando sobre tudo, encaixando todas as peças para que cheguem em uma conclusão verdadeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário