sexta-feira, 6 de setembro de 2013

POLÍTICA DO PÃO E CIRCO


Vivemos em um sistema que adota a POLÍTICA DO PÃO E CIRCO, pois sabemos que o modo com o qual os líderes lidam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio, fazendo com que não tenhamos interesses em assuntos políticos é a constante preocupação com o alimento e o divertimento.

Esse tipo de política nos remete ao império Romano, pois com a sua gradual expansão, o Império Romano tornou-se um estado rico, cosmopolita, e sua capital, Roma, tornou-se o centro de praticamente todos os acontecimentos sociais, políticos e culturais na época de seu auge. Isso fez naturalmente com que a cidade se expandisse, com gente vindo das mais diferentes regiões em busca de uma vida melhor. Como acontece até hoje em qualquer parte do mundo, pessoas humildes e de poucas condições financeiras iam se acotovelando nas periferias de Roma, em habitações com conforto mínimo, espaço reduzido, de pouco ou nenhum saneamento básico, e que eram exploradas em empregos de muito trabalho braçal e pouco retorno financeiro.

Esses ingredientes, em qualquer sociedade são perfeitos para detonarem revoltas sociais de grandes dimensões. Para evitar isso, os imperadores optaram por uma solução paliativa, que envolvia a distribuição de cereais, e a promoção de vários eventos para entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios na fundação da sociedade romana.

Assim, nos tempos de crise, em especial no tempo do Império, as autoridades acalmavam o povo com a a construção de enormes arenas, nas quais realizavam-se sangrentos espetáculos envolvendo gladiadores, animais ferozes, corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, espetáculos com palhaços, artistas de teatro e corridas de cavalo. Outro costume dos imperadores era a distribuição de cereais mensalmente no Pórtico de Minucius. Basicamente, estes “presentes” ao povo romano garantia que a plebe não morresse de fome e tampouco de aborrecimento. A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.

Para os espetáculos eram reservados aproximadamente 182 dias no ano (para cada dia útil havia um ou dois dias de feriado). Os espetáculos que foram se desenvolvendo em cada uma dessas férias romanas, tinham sua origem na religião. Os romanos nunca deixavam de cumprir as solenidades, porém não mais as compreendiam e os festejos foram deixando de ter um caráter sagrado e passando a saciar somente os prazeres de quem os assistia.

Quase dois mil anos depois parece que as coisas continuam da mesma forma, mas de forma diferente, hoje o pão e circo da atual sociedade pode ser resumida em diversos programas inúteis como novelas, futebol, big brother, a fazenda entre outras que não citar.

Sabemos que a religião é o ópio do povo (em alemão "Die Religion ... Sie ist das Opium des Volkes") é uma citação da Crítica da Filosofia do Direito de Hegel (em alemão, Kritik des hegelschen Staatsrechts) de Karl Marx, obra publicada em 1844.

Além da religião, podemos incluir algo que o povo brasileiro ama, idolatra e é capaz de morrer por isso, adivinhem o que é?

Se imaginou que é o FUTEBOL acertou.

O futebol, a novela, reality Shows e outras diversas programações podem ser consideradas como o ópio da sociedade.

Irei centralizar minha crônica no FUTEBOL, pois por muitos anos o povo ficou idiotizado por essa porcaria, seja ele da seleção ou dos diversos times existentes no Brasil.

A sociedade só se preocupa com esses campeonatos, principalmente homens, onde se reúnem em festas cheias de armas genéticas, quem ainda não sabe o que significa essas armas genéticas, entre no artigo chamado "NADA ALÉM DA VERDADE PARTE III (segue o link ARMAS GENÉTICAS).

Eu já usei muito essas armas genéticas, mas nunca fui fã de futebol, só os jogos da seleção que gostava, mas hoje me libertei desses instrumentos que manipulam a sociedade, pois considero tudo isso como um ópio fazendo com que a pessoa não enxergue a realidade e continuem cegos dentro desse sistema.

Pense, reflita e se liberte dessa política do PÃO E CIRCO.

A única diferença da política feita no império Romano é que hoje falta-se o PÃO em nosso Brasil diante de centenas pessoas que ainda passam fome, mas tendo o CIRCO para que o PÃO, acredito que seja assim que a sociedade pensa não é meu amigo leitor?

Tenho certeza que muitos não concordarão com o que eu disse aqui, pois a idolatria futebolística no Brasil ainda é grande e infelizmente muitos lutarão para que isso permaneça, nem que custe a própria vida em uma arquibancada de futebol.

Finalizando vamos cantar uma musiquinha:

Somos 200 milhões em ação

Pra frente Brasil, no meu coração
Todos juntos, vamos pra frente Brasil
Salve a seleção!!!
De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão!
Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Gol!
Somos milhões em ação
Pra frente Brasil, no meu coração
Todos juntos, vamos pra frente Brasil
Salve a seleção!!!
De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão!
Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Salve a seleção!
Salve a seleção!
Salve a seleção!


GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL








Um comentário: