quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO CAPITALISTA



A propriedade que levará este subscritor a desenrolar o pensamento do texto a seguir tem como princípio a participação por anos consecutivos dessa ética protestante. Só posso falar de algo que já experimentei, sendo assim, o que eu irei falar foi vivido por mim.

Nunca critique ou seja favorável à conceitos, ideias e filosofias que não tenha experimentado ou tido algum tipo de experiência, é só uma dica, a considero valiosíssima.

A base textual para o desenvolvimento do pensamento vindouro é o livro de Max Weber em A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO CAPITALISTA, (no original em alemãoDie protestantische Ethik und der 'Geist' des Kapitalismus). Max Weber é um economista e sociólogo alemão. Escrito entre 1904 e 1905 com uma série de ensaios que foram, mais tarde, em 1920 - ano de sua morte - complementados pelo autor e publicados em um livro, no qual ele investiga as razões do capitalismo ter sido desenvolvido inicialmente em países como a Inglaterra e a Alemanha, concluindo que isso se deve à mundividência e hábitos de vida instigados ali pelo protestantismo na época.

Ele define o espírito do capitalismo como as ideias e hábitos que favorecem, de forma ética, a procura racional de ganho econômico. Weber afirma que tal espírito não é limitado à cultura ocidental mas que indivíduos noutras culturas não tinham podido por si só estabelecer a nova ordem econômica do capitalismo. Como ele escreve no seu ensaio: "Por forma a que uma forma de vida bem adaptada às peculiaridades do capitalismo possa predominar sobre outras (formas de organização), ela tinha de ter origem algures, e não pela ação de indivíduos isolados mas como uma forma de vida comum aos grupos de homens".

Parece que Weber profetizou o que tem acontecido com alguns instrumentos do sistema de manipulação, no caso a religião. 

Não irei citar nomes de religiões, foi seria falto de ética, o que quero falar é que algumas religiões perderam o foco das ideologias de Jesus Cristo, quem já leu a história de Jesus sabe muito bem que o mesmo ensinou princípios morais totalmente diferentes do que ensina a religião atual. 

Alguma religiões principalmente as que tem ética protestante tem criando pessoas consumistas, ambiciosas e totalmente capitalistas, pois em seu interior estão fluido rios de capitais resultando em uma instituição rica materialmente, logo pobre espiritualmente.

Eu falo isso, pois já participei de instituições assim, então conheço muito bem o que ocorre dentro das mesmas.

Partindo desses pressupostos acredito que a nossa missão é ajudar as mesmas a se libertarem desse espírito maligno que é o capitalismo, quiçá possamos mostrar a verdade para que se libertem. Eles acham que estão com a verdade, mas não estão, pois o capitalismo é um câncer difícil de combater, pois além deste instrumento, temos outros que incentivam diariamente a sermos assim.

Gostaria de ajudar a libertação dessas pessoas, pois o amor ao próximo é a base da vida e esse amor deve ser materializado com ações em benefício do coletivo.

Libertar as pessoas e seus líderes dessa possessão com o demônio “capitalismo” será uma tarefa árdua, mas a luta para que isso aconteça valerá a pena, pois será a libertação de milhares de pessoas que outrora eram originais com espírito bom e agora são cópias com espíritos maus.

Por fim, não irei me alongar no texto, só quero que todos reflitam e respondam a pergunta abaixo:

Será que foi isso que Jesus Cristo ensinou?


Nenhum comentário:

Postar um comentário