quinta-feira, 9 de maio de 2013

EQUILÍBRIO ALCALINO / ÁCIDO


Você leitor já deve ter lido de tudo em meu blog...

De assuntos conspiratórios à tentativas de poemas
De choros à sorrisos
De falas à escritas
O importante é que verdades e emoções eu transmiti.

Agora chega dessas tentativas de poemas e vamos ao que interessa

O momento agora é NUTRIÇÃO HUMANA.


Veja esse vídeo:

Depois que vi o vídeo acima passei a pesquisar sobre essas questões de P.H, pois surgiu em minha mente uma dúvida.

Por exemplo:

O que podemos fazer para termos um equilíbrio em nosso organismo com as questões Alcalinas e ácidas, ou seja, como chegar nesse equilíbrio?

Lembrando que ao ver o vídeo você entenderá o quão importante são essas questões de alcalinidade e acidez no organismo humano.

Após indagação fui pesquisar e achei dois artigos muito bom localizado nesse blog http://misturaviva.blogspot.com e nesse site 
http://www.curadores.com.br, São artigos maravilhosos, bem esclarecedores, diante disso estou aqui novamente para partilhar esse novo conhecimento com você meu amigo leitor. 

Mas, antes de ler esse artigo, sugiro que veja o vídeo, pois o entendimento ficará mais claro em sua mente.

BOM VÍDEO E BOA LEITURA!! 

_________________________________________________________________________________
1º ARTIGO
Equilíbrio Alcalino / Ácido
         Ros´Ellis Maior Moraes
         Nutricionista
O equilíbrio alcalino ácido ocorre no sitema fluído dos organismos vivos, o que abrange por vota de 70% do peso do nosso corpo: 55% dos fluídos estão presentes nas células, 5% no sangue e 10% são os fluídos que envolvem as células.
O pH é representado numa escala de 0 a 14, onde de 0 a 6,99 representa pH ácido, 7 é neutro e acima de 7 até 14 é alcalino.
O pH do sangue é 7,4, assim ele precisa ser mantido para preservar a nossa vida. Se o pH abaixa a 6,95, podemos entrar em coma e morrer, porque o coração relaxa e não pode bater. Se o pH sobe a 7,7, pode provocar mais espasmos, tetania, convulsões, etc. Investigação cientifica demostra que a acidez é causa das doenças, quanto mais ácido o meio interno do organismo determinados microorganismo (vírus, bactérias, fungos, etc) podem proliferar desencadeando doenças. Um ambiente ácido disponibiliza menos oxigênio (O) nos sitemas, orque o excesso de hidrogênio (H+) produzido pelo sistema ácido reage com oxigênio, diminuindo dessa forma a produção de energia adequada ao funcionamento do organismo, levando-o à degeneração.

A hiperacidez é proveniente de um estilo de vida desarmonioso, stress e uma alimentação composta com grande parte de alimentos que produzem acidez. A ingestão, na maioria, de alimentos alcalinos na dieta é um grande aliado para diminuirmos a acidez do nosso corpo e equilibrarmos os sistemas do organismo. Os alimentos alcalinos são aqueles que criam uma condição alcalina no corpo por possuirem uma alta concentração de Na (sódio), K (potássio), Ca (cálcio), Mg (magnésio) e Fe (ferro), enquanto os alimentos ricos em S (enxofre, P (fósforo), Cl (cloro) e I (iodo) são ácidos. No laboratório pode-se medir o grau de acidez ou alcalinidade do alimento.
Uma alimentação composta com mais de 50% de alimentos ácidos podem ocasionar grandes riscos para a saúde, predispondo ao surgimento de doenças. O ideal seria uma alimentação com mais de 80% alimentos alcalinos e 20% ácidos, dando condições ao corpo de garantir a manutenção do equilíbrio alcalino-ácido.
Os ácidos vão se acumulando nos tecidos e articulaões ao longo dos anos intoxicam o organismo, sobrecarregam os órgãos de eliminação e, desta forma, desencadeiam processos de doenças. Estes ácidos, muitos deles, vêem da digestão do aliemnto inadequado ao organismo. Estes ácidos atravessam a parede do intestino que perdeu sua funçaõ seletiva devido à reações alérgicas alimentares, permitindo a passagem dessas substâncias tóxicas para a corrente circulatória. Todo o empenho dos sistemas orgânicos está voltado para manter o pH tampão (7,4 no sangue) e nesta compensação os ácidos que chegam ao sangue são imediatamente retirados e depositados nos tecidos.


Relação de alimentos que formam álcalis:

Frutas:

Abacate
Abacaxi
Ameixa seca
Banana
Cereja Damasco (seco ou fresco)
Figo
Framboesa
Frutas da estação
Goiaba
Jaca
Kiwi
Laranja
Limão
Mamão
Manga
Melancia
Melão
Mexerica
Morango
Nectarina
Passas
Passas de banana
Pêra
Pêssego
Pinha
Pitanga
Tangerina
Uva

Vegetais:

Abóbora
Abobrinha
Agrião
Aipo
Alface
Alho poró
Aspargo
Batata Inglesa (c/ cas ca)
Beldroega
Beringela
Beterraba
Brócolis
Caruru
Cebola de Cabeça
Cebolinha
Cenoura
Chicória
Cogumelo Shiitake
Couve
Couve de Bruxelas
Couve-Flor
Dente-de-Leão
Ervilha Verde
Espinafre
Feijão-Verde
Jiló
Maxixe
Mostarda
Nabo
Nirá
Pepino
Pimentão
Quiabo
Rabanete
Raiz de lótus
Repolho
Rúcula
Taioba
Tomate
Vagem
Cereal
Algas
Umeboshi
Brotos
Painço
Nori
broto de alfafa
Aveia (em grão hidra- tada)
broto de Girassol
Kombu
broto de feijão
Wakame
broto de moyashi
Agar-Agar
broto de lentilha
Chlorella
broto de trigo
Hijiki
todas as sementes germinadas


Alimentos que formam acidez:

Açúcar branco e todos os produtos que contenham açúcar
Açúcar mascavo
Caldos de carne
Carne de galinha e outras aves
Carnes de todos os tipos
Castanhas de caju, noz pecã
Cereais (trigo, arroz, cevada, trigo sarraceno e farinhas* de cereais)
Extrato com carne
Frutos do mar
Laticínios (leite, queijo, iogurte, etc.)
Leguminosas: feijões (azuki, preto, fradinho, mulato, soja, etc.), grão-de-bico, ervilhas secas, lentilhas.
Nozes
Ovos
Pães, bolos, tortas, biscoitos
Peixe
Queijo
Refrigerantes
Sopas c/ carne
Sorvetes
 _________________________________________________________________________________
2º ARTIGO

O equilíbrio entre alimentos ácidos e alcalinos

Um surpreendente número e variedade de problemas físicos e doenças pode ser causado pelo problema de alimentos que são produtores de acidez após a digestão. Hoje a vasta maioria da população nas nações industrializadas sofre de problemas causados pelo estresse da acidose, porque tanto o estilo de vida moderno como a dieta promovem a acidificação do ambiente interno do corpo. A atual dieta ocidental típica é largamente composta de alimentos formadores de ácidos (proteínas, cereais, açúcares). Os alimentos promotores de alcalinidade como os vegetais são consumidos numa escala muito menor. Estimulantes como tabaco, café, chá e álcool são também extremamente acidificantes. O estresse e atividade física (tanto o insuficiente como o excessivo) também causam acidificação.

Muitos alimentos são alcalinizantes por natureza, mas alimentos processados são na maioria acidificantes. É importante consumir pelo menos 70% de alimentos alcalinizantes em nossa dieta, para se manter a saúde. Precisamos muito de frutas frescas e particularmente vegetais (alcalinizantes) para equilibrar nosso consumo de proteínas (acidificantes). E nós precisamos evitar alimentos processados, doces ou carboidratos simples, não apenas porque eles são acidificantes mas também porque eles elevam o índice de açúcar no sangue muito rápido (alto índice glicêmico, portanto engordam); além de serem pobres em nutrientes, ainda podem ser intoxicantes.

Qual o pH do corpo?
A água é o composto mais abundante no corpo humano, 70% . O corpo contém uma gama enorme de soluções, as quais podem ser mais ácidas ou menos ácidas. PH (potencial de Hidrogênio) é a medida da acidez ou alcalinidade de uma solução - a relação entre íons positivamente carregados (acidificantes) e íons negativamente carregados (alcalinizantes). O pH de qualquer solução é a medida de sua concentração de íons Hidrogênio. Quanto maior o índice do pH, mais alcalino e mais rico em Oxigênio o fluido é. Quanto menor o pH, mais ácido e pobre em Oxigênio é o fluído. o pH varia de 0 a 14, sendo 7 o índice de neutralidade. Tudo acima de 7 é alcalino, e abaixo de 7 é considerado ácido.

O sangue humano deveria ser levemente alcalino (7,35 - 7,45). Abaixo ou acima dessa faixa significa sintomas e doença. Se o pH do sangue se move para baixo de 6,8 ou acima de 7,8 as células param de funcionar e o corpo morre. O corpo portanto se esforça em equilibrar o pH. Quando esse equilíbrio é comprometido, muitos problemas podem ocorrer.

Uma dieta desequilibrada alta em alimentos acidificantes tais como proteínas, açúcar, cafeina e alimentos processados exerce uma pressão no sistemas de regulação do corpo para manter a neutralidade do pH. A estocagem extra requerida pode debilitar o corpo de substâncias minerais alcalinas como sódio, potássio, magnésio e cálcio, fazendo a pessoa tender a ter doenças crônicas e degenerativas. Os minerais são "emprestados" de órgãos vitais e ossos para compensar (neutralizar) a acidez e removê-la com segurança do organismo. Por causa desse esforço, o corpo pode sofrer dano severo e prolongado - uma situação que pode ocorrer sem detecção por anos.

Problemas de Saúde causados por acidose

Se você tem um problema de saúde, muito provavelmente está sofrendo de acidose. As pesquisas mostram que a menos que o pH do corpo esteja levemente alcalino, o corpo não pode auto curar-se. Assim, independente de que método que você use para cuidar da saúde, ele não será eficaz enquanto seu pH não estiver equilibrado. Se seu pH não estiver equilibrado, você não pode, por exemplo, assimilar bem vitaminas, minerais e suplementos nutricionais. O pH de seu corpo afeta TUDO.

A acidose diminuirá a capacidade do corpo de assimilar minerais e outros nutrientes, diminuirá a produção de energia nas células, diminuirá a capacidade do seu organismo de reparar células doentes, diminuirá a capacidade do organismo de livrar-se de metais pesados, auxiliará a reprodução de células de tumores, e fará o corpo mais susceptível de fadiga e doenças. Um pH ácido pode ocorrer devido a uma dieta acidificante, estresse emocional, sobrecarga de toxinas, e/ou reações do sisteme imunológico ou qualquer processo que dificulte as células de absorver oxigênio ou outros nutrientes. O corpo tentará compensar o pH acídico usando minerais alcalinos. Se a dieta não contiver minerais suficientes para compensar, ocorrerá uma acidificação celular. Acidose pode causar os seguintes problemas:.

Dano cardiovascular.
Ganho de peso, obesidade e diabetes.
Problemas da bexiga.
Pedras nos rins.
Deficiencia imunológica.
Aceleração do dano por radicais livres.
Problemas hormonais.
Envelhecimento prematuro.
Osteoporose e dor nas juntas.
Dores musculares e aumento do ácido lático.
Baixa energia e fadiga crônica.

Digestão e eliminação lentas.
Aumento de fermentações e fungos.
Falta de energia, fadiga.
Baixa temperatura corporal.
Tendencia a contrair infecções.
Perda de iniciativa, prazer, e entusiasmo.
Tendencias depressivas.
Exaustão rápida.
Compleição pálida.
Dores de cabeca.
Inflammação da córnea e palpebras.

Amolecimento e dolorimento nos dentes.
Gengivas sensíveis, inflamadas.
Úlceras estomacais e da boca.
Fissuras no canto dos lábios.
Excesso de ácidos no estômago.
Gastrite.
Unhas finas e quebradicas.
Cabelos secos, quebradicos e queda.
Pele seca.
Irritação da pele.
Caimbras nas pernas.

ácido neutro (corpo saudável) alcalino




Teste a acidez/alcalinidade de seu corpo com as tiras de papel de teste de pH

"É recomendável que você teste seus níveis de pH para determinar se o pH do seu corpo precisa de atenção imediata. Usando tiras de teste de pH (papel Litmus), você pode determinar o seu fator de pH de maneira rápida e fácil na privacidade de sua própria casa.
A melhor hora para testar seu pH é por volta de uma hora antes de uma refeição ou duas horas depois da mesma.

Teste do pH da Saliva:

Simplesmente molhe um pedaço de papel Litmus com a sua saliva. Apesar da saliva geralmente ser mais ácida que o sangue, o pH salivar espelha o do sangue e nos diz o que o corpo retém. É um indicador justo da saúde dos fluídos extracelulares e de suas reservas minerais alcalinas. O pH ótimo para a saliva é de 6.4 a 6.8. Uma leitura abaixo de 6.4 indica insuficiência de reservas alcalinas. Depois de comer, o pH da saliva deve subir para 7.5 ou mais. Um desvio do pH salivar ideal por um tempo longo é um convite à doença. Se a sua saliva permanece entre 6.5 e 7.5 o dia todo, seu corpo está funcionando dentro de uma faixa saudável. Acidose, a permanência por um tempo longo no estado de pH ácido, pode resultar em artrite reumatóide, diabete, lúpus, tuberculose, osteoporose, pressão sanguínea alta, a maior parte dos cânceres e muito mais. Se o pH salivar permanece muito baixo, a dieta deve enfocar em frutas, vegetais e água mineral, bem como procurar remover acidificantes fortes como sodas, trigo integral e carne vermelha.

Teste do pH da Urina:

O pH da urina indica como o corpo está trabalhando para manter o pH apropriado do sangue. A urina revela os ciclos metabólicos alcalinos (construtores-anabólicos) e ácidos (degradativos-catabólicos). O pH da urina indica os esforços do corpo para regular o pH através dos 'buffer” de sais e hormônios, via rins, supra-renais, pulmões e gônadas. A urina pode prover um quadro bastante preciso da química do corpo, porque os rins filtram os "buffer” de sais da regulação do pH e proporcionam valores baseados naquilo que o corpo está eliminando. O pH da urina pode variar de 4.5 a 9.0 nos extremos, mas a faixa ideal está entre 6.0 e 7.0. Se o seu pH urinário flutuar ente 6.0 e 6.5 logo de manhã e entre 6.5 e 7.0 à noite após o jantar, seu corpo então está funcionando dentro de uma faixa saudável.

O teste da urina pode indicar quão bem seu corpo está excretando ácidos e assimilando minerais, especialmente cálcio, magnésio, sódio e potássio. Estes minerais funcionam como "buffers". "Buffers" são substâncias que ajudam a manter e equilibrar o corpo contra o excesso de acidez ou alcalinidade. Mesmo com quantidades apropriadas de "buffers", níveis ácidos ou alcalinos podem se tornar estressantes para os sistemas reguladores do corpo. Quando o corpo produz desta acidez ou alcalinidade, ele deve dispensar o excesso. A urina é o método utilizado pelo corpo para remover qualquer excesso de substâncias ácidas ou alcalinas que não puderem ser "buffered". Se o sistema de "buffering" do corpo estiver sobrecarregado, um estado de "auto-intoxicação" ocorre, e deve-se atentar para uma redução deste estresse.

Alimentos: são eles alcalinizantes ou acidificantes?

Note que a tendência de um alimento para gerar acidez ou alcalinidade no corpo não tem a ver com o real pH da comida em si mesma. Por exemplo, limões são bastante ácidos, entretanto os produtos-finais dos mesmos após a digestão e assimilação são bastante alcalinos, portanto, limões geram alcalinidade no corpo. Da mesma maneira, a carne possui um pH alcalino antes da digestão mas deixa resíduos ácidos no corpo, então, como quase todos os produtos de origem animal, a carne é classificada como acidificante.

É importante que sua ingestão diária de alimentos aja de maneira a equilibrar naturalmente o pH do corpo. Para manter a saúde, a dieta deve consistir em torno de 60% a 70% de alimentos alcalinizantes. Para reconstituir a saúde, a dieta deveria consistir de 80% de alimentos alcalinizantes e 20% de alimentos acidificantes.

CATEGORIA DO ALIMENTO
Muito Alcalino
Alcalino
Pouco Alcalino
Pouco Acido
Acido
Muito Acido
FEIJOES,  VEGETAIS, LEGUMES
Aspargo, cebola, Sucos de vegetais, salsa, espinafre cru, Brócolis, Alho, capim de cevada
quiabo, abóbora, feijão verde (favas), Beterraba, salsão, alface,abobrinha, batata doce, alfarroba
Cenoura, Tomate, milho verde, cogumelo, repolho, ervilha, Couve-flor, nabo,  casca de batata, azeitona
Espinafre cozido, alguns tipos de feijões
Batata (sem casca), Feijões (vários tipos)

FRUTA
Limão, Melancia, Lima,  Manga, mamão
Tâmara, Figo, Melão,Uva, Mamão, Kiwi, Amoras, Maca, Pera, Uva passa
Laranja, Banana, Cereja, Abacaxi, Pêssego, Abacate
Ameixa, Suco de fruta processado
Cereja azeda, Ruibarbo, fruta enlatada
Mirtilo, Ameixa seca, Suco de fruta Adoçado
GRAOS, CEREAIS


Amaranto, Milheto, Lentilha, milho doce, Quinoa
Pão de centeio, Trigo germinado Pão de trigo, Arroz integral
Arroz branco, Milho, Trigo sarraceno, Aveia, Centeio
Trigo, Pão branco, Massas assadas,biscoitos (espagueti, macarrão, pizza, etc)
CARNES



Fígado, Ostras, Peixes
Peru, Galinha, Carneiro
Carnede vaca, Carne de porco, Mariscos
OVOS E LATICINIOS

Leite materno
 Queijo e leite de soja, Queijo e leite de cabra, ricota
Ovo, Manteiga, Iogurte, Queijo fresco, Creme de leite
Leite cru
Queijo,Leite homogeneizado, Sorvete, Pudim
NOZES E SEMENTES

Amêndoas
Castanha portuguesa, Castanha do Pará, Avelã, Coco
Sementes de abóbora, gergelim e de girassol
Noz pecan, castanha de caju, Pistache
Amendoim, Noz de natal (Juglans)
ÓLEOS
Óleo de oliva
Óleo de linhaça comestível 

Óleo de milho, Óleo de girassol, Margarina, Toucinho


BEVERAGES
Chás de ervas, Água com limão
Chá verde
Chá de gengibre
Chá, Cacau
Café, Vinho
Cerveja, Bebidas alcoólicas, Refrigerantes
ADOÇANTES,  CONDIMENTOS
Stevia
melaço de arroz
Mel in natura (centrifugado a frio), Rapadura
Mel processado
Acúcar branco, Acúcar mascavo, Melaços, Geleias, Maionese, Mostarda, Vinagre
Adoçante artificial, Chocolate


Desintoxique com frutas e sucos de vegetais
Todos os sucos de frutas e vegetais crus são alcalinizantes. (As frutas se tornam mais acidificantes se forem processadas e principalmente se adoçadas com açúcar refinado)

A ciência: Porque os ácidos limões sao alcalinizantes?

A resposta é simplesmente porque quando o digerimos, ele produz um resíduo alcalino. Por isso o classificamos como alimento alcalino. Quando digerimos um alimento, este é quimicamente oxidado ("queimado") para formar água, dióxido de carbono e um composto inorgânico. A natureza alcalina ou ácida desse composto inorgânico que foi formado é que determina se o alimento é alcalinizante ou acidificante. Se o composto inorgânico contiver mais sódio, potássio ou cálcio, é classificado como alimento alcalino. Se contiver mais enxofre, fosfato ou cloro, é classificado como um alimento acidificante.

Que diferença faz ter sangue ácido (tóxico)?

Para seu corpo se manter vivo e saudável, ele mantem um delicado e preciso equilíbrio do pH do sangue em 7,365, o qual é levemente alcalino (acima de 7 é alcalino). O corpo faz tudo o que for necessário para manter esse equilíbrio. O problema é que as pessoas têm em geral estilos de vida incrivelmente acidificantes. Ácidos são produzidos no corpo sempre que você sente estresse, emoções negativas ou quando você consome alimentos acidificantes. A dieta típica das pessoas é acidificante. O que ocorre quando seu corpo está mais ácido? Seu corpo armazena excesso de ácidos em células de gordura (por isso é tão difícil, para muita gente, perder peso). Com o tempo, seu corpo retira cálcio e outros recursos alcalinos dos ossos em uma tentativa desesperada de manter o equilíbrio do pH (essa é a razão pela qual as pessoas "encolhem" com a idade). Seu sangue desempenha um papel importante em sua saúde e energia: ele carrega oxigênio para suas células! Isso lhe dá energia, e é o que o mantem vivo. O sangue também desempenha um papel chave no quão energizante seu sono será.

Abaixo uma gravura de células de sangue saudáveis:



Observe como as células sanguíneas estão separadas umas das outras. Como resultado, seu sangue se move livremente por todo seu corpo, e penetra nos minúsculos vasos capilares, e faz você sentir que seu corpo está recebendo energia. Durante o sono, o sangue, estando adequado, flui e a hidratação é importante. Quando seu sangue está como na figura acima, seu sono é realmente energizante e você precisa de menos horas de sono. As células sanguíneas tem uma carga negativa na parte externa e positiva na interna. Isso é o que as mantem saudáveis a separadas umas das outras. Entretanto, quando seu corpo está acidificado, as células do sangue perdem sua carga negativa. As células não mais terão aquela forca de repulsão e se aglomeram, como na figura abaixo:



Quando as células de seu sangue estao "amontoadas" elas não mais podem entrar nos minúsculos vasos capilares (as extremidades, as pontas das veias) de seu corpo e levar o oxigênio vital às células. O sangue não mais terá condições de dar à todas as células de seu corpo os efeitos energizantes e rejuvenecedores. Essa é a maior razão pela qual algumas pessoas se sentem horríveis quando acordam, e porque precisam dormir mais. E é também, porque você tende a acordar sentindo-se desidratado.

A maioria de nós, desde a infância, é condicionado por nossos pais a temer as doenças e os "micróbios". Isso ocorre com frases do tipo: "Coloque o suéter ou vai pegar um resfriado!" Entretanto, a verdade é que a maioria de nós cria um ambiente intoxicado em nosso organismo, e é isso que provoca doenças e um estado quase constante de fadiga. Isso não acontece A VOCÊ, na verdade é VOCÊ que é o responsável pela ocorrência de doenças. Aqui está um bom exemplo: imagine que você tem um peixe-dourado em um aquário e que um dia você viu que o peixe estava começando a parecer bastante doente. Você também nota que a água está um pouco suja. O que parece mais sensato? Tirar o peixe da água e tentar consertá-lo? Ou trocar a sua água? Provavelmente é a água que está deixando o peixe doente, o problema não é o peixe em si mesmo. Quando você trocar a água, o peixe ficará mais saudável. O fato de que o peixe está doente é na verdade um sintoma do ambiente pouco saudável, não um problema em si.

Nossos corpos são mais do que 70% de água! E a maior parte do tempo, por causa de nossas dietas, emoções e estilo de vida, a "água" de nossos corpos está ácida em excesso, e mais claramente: tóxica. No entanto, mesmo sabendo disso, a medicina moderna convencional põe muito mais atenção na luta contra os sintomas, e não reconhece a raiz do problema.

Há algumas outras coisas que podem ser feitas, como complemento à dieta, para ajudar a corrigir este desequilíbrio excessivamente ácido. Entre elas estão a ingestão de enzimas em forma de suplemento, cálcio orgânico e suplemento de magnésio, minerais coloidais, vitamina A e D, e beber sucos de vegetais alcalinos (cenoura, salsão e beterrada) e limão.

Se você quiser saber mais a respeito de mudanças em sua dieta para conseguir um máximo de energia, confira o livro de Dr. Robert O. Young, "The pH Miracle". Ele contém informação a respeito de como as doenças se manifestam, como desentoxicar-se e manter uma saúde equilibrada, juntamente com informações sobre dieta e receitas."

Texto original,em inglês, aqui: http://www.trans4mind.com/nutrition/pH.html 
Há um texto detalhado sobre o efeito alcalinizante do limão, aqui: 

Acredito que essa informação seja de grande utilidade para você, haja vista, nós seres humanos queremos sempre o melhor para o nosso corpo e para o nosso próximo, é por isso que compartilho com você essa pesquisa.



2 comentários:

  1. melhor conteúdo explicativo que eu li até agora! Agradecida!

    ResponderExcluir
  2. melhor conteúdo explicativo que encontrei na internet até agora! Agradecida!

    ResponderExcluir