sexta-feira, 8 de novembro de 2013

INFERNO DE DANTE


"A verdade só pode ser vislumbrada através dos olhos da morte".

A morte é perturbadora, mas a vida também o é. A primeira extingue o fôlego humano, a segunda pode asfixiá-lo.

Os lugares mais sóbrios do manicômio social são os velórios. São eles os espaços mais lúcidos da sociedade. Neles os “normais” desarmam, retiram suas vaidades e suas maquiagens. Nesse espaço, são o que são. Se assim não for, serão mais doentes do que imaginamos. Para uma minoria, composta dos íntimos, o velório é uma fonte de desespero. Para uma maioria, composta dos mais distantes, uma fonte de reflexão. Para ambos, a verdade é crua: tombam no silêncio de um túmulo não como doutores, intelectuais, líderes políticos, celebridades, mas como frágeis mortais.

A morte é perturbadora, mas a vida também o é. A primeira extingue o fôlego humano, a segunda pode asfixiá-lo.

Uma sociedade regada de pessoas grotescas terão suas verdades reveladas somente através dos olhos da morte em pinturas dantescas.

A imagem aqui postada refere-se ao Mapa do Inferno de Sandro Botticelli.

A sociedade deverá passar primeiramente pelo Inferno de Dante e por fim chegar ao paraíso.

Caso não tenham entendido o que eu quis dizer, por favor leiam A DIVINA COMÉDIA de Dante Alighieri e analisem a pintura aqui postada entendendo suas simbologias ou se quiserem uma leitura mais suave, seria interessante a leitura da literatura de entretenimento e com objetivos capitalistas de Dan Brown em seu último livro chamado Inferno.
 
Dante a ler o seu poema, fresco de Michelino       
Dante Alighieri    



Nenhum comentário:

Postar um comentário